Facilite sua navegação

sábado, 3 de março de 2007

O mais alto prédio da Europa

O Turning Torso
Fonte: Discovery Channel




DADO CURIOSO
Data de Construção: Início em 2001; completa em 2005
Altura: 190 m
Força de trabalho: 175
Duração da obra: 4 anos
Número de elevadores: 5
Capacidade: 25.000 metros cúbicos de concreto.
Levando o desenho de engenharia para um outro nível – 54 para ser mais preciso – o Turning Torso será o prédio mais alto da Europa.

Depois de seu design fantástico para o centro de transportação do World Trade Centre, o arquiteto espanhol Santiago Calatrava se superou com esta construção dinâmica.

Calatrava tem um estilo único de arquitetura e engenharia. Sua assinatura é a combinção artística de formas figurativas com geometria explícita e materiais modernos.

Uma sucessão de nove cubos, cada um com seis andares de altura, são nivelados a partir de um centro de concreto. Eles se trançam do chão até o topo 90 graus como uma vértebra na espinha humana. Ao longo dos cubos estão espinhas finas estabilizadoras, que transformam toda a composição em uma gigantesca pilastra.

Os trabalhos foram iniciados em 2001, mas invernos congelantes e escuros , e ventos brutais atrasaram a construção. Depois de testes, o Turning Torso inclinou 0.8m com ventos fortes – o suficiente para ser sentido pelos moradores, com isso as 1.850 toneladas de ferro foram aumentadas para 4.400 toneladas. Os custos também subiram, aumentando em 25%, mas o movimento foi reduzido em mais do que a metade.

Além de sua aparência exterior, o Turning Torso também é extremamente inovador por dentro. Suas necessidades de energia serão fornecidas totalmente por fontes renováveis – sol, rocha, vento e água.



Nenhum comentário: